terça-feira, 7 de julho de 2009

Prova de recuperação

Sempre achei que nos dias nublados o verde é mais verde. E como gosto de verde, gosto também dos dias nublados.
.
Hoje o dia está especialmente cinza. Verde, logo. Esta manhã se preparou para compensar (e quem sabe para simbolizar) toda a noite insone a pensar em O Ensaio sobre a Cegueira e na minha própria... a cegueira da vida, a cegueira dos passos mal dados, a cegueira dos que põem tanto a perder. Bem, essa cegueira pouco tem a ver com a cegueira de O Ensaio, mas é fato que uma cegueira leva a outra ou, ao menos, torna-nos conscientes dela. De qualquer forma, o nubladinho choroso estava ali e me veio como a chuva cândida e santa, a consolar o choro chorando junto, e marcado com pinceladas daquele verde de que tanto gosto: o verde dos que esperam.
.
A manhã se abriu assim tão especial porque o dia é especial: meu último dia de UFRGS, último compromisso como graduanda, última(?) visita ao olímpico Campus do Vale, minha última prova. E prova de recuperação! O nome não poderia ser mais adequado, porque finalmente fui apresentada ao Saramago, e isso não é coisa de que se recupere assim tão facilmente. Esse autor foi o melhor ponto com o qual eu poderia ter finalizado o curso. Já me justifico: embora o ponto caiba aqui figurativamente, conscientizo-me do quase sacrilégio em reduzir o escritor a isso. Posso afirmar, então, que por mais candente, dolorido e cru que tenha sido O Ensaio, o belo Ensaio, para mim ele veio acompanhado do verde, mas um verde mais escuro: aquele dos que finalmente conheceram Saramago, mas que sabem que perderam por esperar.
.
.

6 comentários:

  1. Verde esperança é o que há!!

    Tu tá parecendo meio triste, Edna... espero que melhore.
    Não li a obra, mas vi o filme "Ensaio sobre a cegueira". Fiquei chocada com algumas cenas, mas um excelente filme, eu diria.
    E sempre que vejo algum tipo de vegetação em um dia nublado, lembro de ti. E chego a concordar contigo. Não que eu goste de dias cinzentos e chorosos, mas o verde realmente fica mais verde... e nos dá esperança. Hoje, particularmente, estou feliz por não precisar sair de casa com essa chuva. Vou ficar olhando o verde (e o cinza) da minha janela!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Devo concordar, e por gostar tanto, não há igual ao cinza, que torna o verde tão verde e belo, quase consigo ver as arvores e flores sorrirem em agradecimento a um cinza umido e suave.
    Que seus Ensaios, sentidos, vividos sejam sempre tão maravilhosos quanto ao de Saramago.

    ResponderExcluir
  3. nossa, quanto enigma... fato: amo o cinza, amo o verde tb.
    li o que tu esreveste mais de uma vez, e prefiro emudecer. li tb o Saramago. ainda não sei o que dizer.
    vou dizer então que tô feliz que tu vai lá me ver. viu, vais ao campus de novo (=

    ResponderExcluir
  4. Treze maneiras de olhar para um melro

    I

    Em vinte montanhas nevadas
    Só uma coisa se movia:
    O olho do melro.

    V

    Não sei se prefiro
    A beleza das inflexões
    Ou a das insinuações,
    O assovio do melro
    Ou o instante depois.

    XII

    O rio está correndo.
    O melro deve estar voando.

    Wallace Stevens (1879-1955), EUA.

    ResponderExcluir
  5. Bem... é dificil comentar quando não se tem esse dom poético contido no teu texto.
    Concordo com a Siane, me pareceste um pouco triste amiga. Espero que superes o que está te 'acinzentando' o ânimo; que o verde (claro ou escuro) mantenha em ti a esperança e dom de escrever bem!
    P.S.: Deves mudar o teu perfil aí ao lado. Não és mais uma 'graduanda', e sim uma GRADUADA!

    Parabens, amiga!

    Já és a minha escritora preferida.

    Oseas

    ResponderExcluir
  6. Ótimo como sempre Edna...quanto a cegueira, o que mais teve significado para mim, foi como independente de vermos somo cegos por dentro, pois mesmo quando todos estavam em uma mesma situação, o "não-enxergar", os vícios e as virtudes se manisfestaram rapidamente após a adaptção...somos cegos no coração.

    ResponderExcluir