terça-feira, 28 de abril de 2009

João, o matemágico

Adoro o João. Admiro a capacidade que ele tinha de garimpar as palavras, desbastar seus poemas até tornar aquela estrutura absolutamente completa em si mesma mantendo apenas os elementos essenciais. Admiro sua concisão por ser, talvez, o oposto dele. Sou prolixa feito novelo sem ponta. Eu me definiria, inclusive, como adjetivágica. Basta olhar: sempre uso 3 adjetivos para qualificar algo... e não me pergunte por que faço isso.
Talvez por ser assim, eu justamente tenha escolhido a prosa como instrumento discursivo, pois para mim seria sufocante me expressar por poemas, embora os ame. Sou escrevedora do "flutual", fluviante, que boia na água do alguidar, confesso. Admiro o João também porque ele conseguia dizer o que queria através daquela estrutura engessante, apertadinha. Rolha de bom vinho. Arte concisa, estruturada, poesia substantiva, em que todo o excesso era removido e suprimido em nome do estritamente básico. Tire uma palavra e o arcabouço palavral é comprometido. É, bem-aventurado aquele que pelo poema faz toda essa mágica.
Meu consolo é que o próprio João se dizia pouco à vontade quando resolvia se arriscar na prosa, e pasme: quando o fazia, sentia "não ser ainda capaz de dizer o que quer e como quer", conforme afirmou Luís Costa Lima. Engraçado, pelo menos partilhamos dos mesmos sentimentos (ele na prosa e eu na poesia). Mas não me comparo assim a ele, não... na verdade, quanto aos meus feijões-palavra, se soprasse sobre eles para remover a palha e o eco... sobraria o quê? Intenção e não-dito. Felizmente, ainda sobram algumas pedras-mestras. E eu as ouço e as frequento.

3 comentários:

  1. Mazááá... que texto, hein?! Bóóó.
    Bem ao estilo Edna: subjetividade mesclada com citação. A iniciação científica te afetou, hein, amiga?! hehehe... brincadeira.

    Achei bem bom mesmo. Eu também sou uma pessoa que escolheu a prosa como forma de expressão, mas também não morro de amores por poemas e poesias. Também não sou muito "adjetivágica". Meu estilo tem mais a ver com forma oral de expressão. Adoro isso!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Adjetivágicos todos nós, amém!

    Mas que maravilha essas postagens todas! Tô bem querendo muito ler tudo. Vou fazendo isso com o tempo!

    Muitas beijocas adjetivas, adjetivadas e adjetiváveis.

    ResponderExcluir
  3. Estou... SEM PALAVRAS para "adjetivar" esse texto.

    Bem, em se tratando da Edna, eu não esperava menos.

    Sucesso, amiga!

    Oseas

    ResponderExcluir